Endometrite (inflamação do endométrio) - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Endometrite (inflamação do endométrio) - перевод на русский

CANCRO UTERINO LOCALIZADO NOS TECIDOS QUE REVESTEM O ÚTERO.
Adenocarcinoma de endométrio; Câncer do endométrio; Câncer de endométrio; Cancro endometrial; Câncer endometrial

Endometrite (inflamação do endométrio)      
эндометрит (воспаление эндометрия)
inflamação de garganta         
SINTOMA
Garganta inflamada; Inflamação de garganta
воспаление горла, фарингит, ангина
inflamação de garganta         
SINTOMA
Garganta inflamada; Inflamação de garganta
воспаление горла; фарингит; ангина

Определение

КАШИАС-ДУ-СУЛ
(Caxias do Sul) , город на юге Бразилии. 268 тыс. жителей (1985). Металлургическая, текстильная, винодельческая, мясоконсервная промышленность. Университет. Основан в 1870 как центр итальянской иммиграции.

Википедия

Cancro do endométrio

Cancro do endométrio (português europeu) ou câncer endometrial (português brasileiro) é o cancro que tem origem no endométrio, o revestimento do útero. A doença é o resultado do crescimento anormal de células com a capacidade de invadir ou de se alastrar para outras partes do corpo. O primeiro sinal é geralmente uma hemorragia vaginal sem estar associada a um período menstrual; os outros sintomas incluem dor ao urinar ou durante o acto sexual ou dores pélvicas. O cancro do endométrio ocorre com maior frequência depois da menopausa. Este cancro é muitas vezes referido como "cancro do útero", embora seja distinto de outras formas de cancros do útero, como o cancro do colo do útero, sarcoma uterino ou doença trofoblástica.

Cerca de 40% dos casos estão relacionados com a obesidade. A doença está também associada a uma exposição excessiva ao estrogénio, hipertensão e diabetes. Embora a ingestão de estrogénio isoladamente aumente o risco de cancro do endométrio, a ingestão de uma combinação de estrogénio com progesterona, como acontece na maioria das pílulas contraceptivas combinadas, diminui o risco. Entre 2 e 5% dos casos estão relacionados com genes herdados de um dos progenitores. O tipo histopatológico mais comum de cancro do endométrio é o carcinoma endometrioide, que é responsável por mais de 80% dos casos. O diagnóstico é geralmente realizado mediante uma biópsia endometrial ou pela recolha de uma amostra através de um procedimento denominado dilatação e curetagem. O teste de Papanicolau não costuma ser suficiente para confirmar a doença. Não está recomendado o rastreio regular em pessoas de risco normal.

A opção de primeira linha para o tratamento de cancro do endométrio é a histerectomia abdominal, que consiste na cirurgia de remoção integral do útero, a par da remoção das trompas de Falópio e dos ovários de ambos os lados, um procedimento denominado ooforectomia. Em estágios mais avançados pode também ser recomendada a realização de radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal. Quando a doença é diagnosticada nos estágios iniciais, o prognóstico é favorável, com uma taxa de sobrevivência a cinco anos superior a 80%.

Em 2012 houve 320 000 casos de cancro do endométrio que foram responsáveis por 76 000 mortes. A doença é a terceira causa mais comum de morte por cancro entre os cancros que afectam apenas as mulheres, atrás do cancro do ovário e do cancro do colo do útero. É mais comum em países desenvolvidos e é o cancro do sistema reprodutor feminino mais comum entre países desenvolvidos. Entre as décadas de 1980 e 2010, a prevalência de cancro do endométrio aumentou em vários países. Acredita-se que isto seja devido ao aumento do número de idosos e ao aumento da obesidade.